Cuidando da coluna do seu filho

14:52:00



O ano já está acabando. Época de rematrícula e compra de material escolar. 

Mas qual mochila comprar para os filhos, a de costas ou a de rodinha?  E em qual atividade extra escolar devo matricular meu filho no ano que vem?

Vários são os fatores que podem causar desvios posturais em crianças e adolescentes. Entre os mais comuns, destacam-se: Permanecer muito tempo sentado (televisão, computador, sala de aula), transportar mochilas escolares pesadas e o sedentarismo.

Em uma breve conversa, o médico ortopedista Juliano Paradela do Carmo esclareceu algumas dúvidas quanto a má postura em crianças e adolescentes:

Qual a idade que devemos começar a observar esse desvio de postura em nossos filhos? 
Devemos observar nossos filhos desde criança, mas o início da adolescência os desvios na coluna vertebral são mais comuns.

Quanto às mochilas escolares, o ideal seria as mochilas de rodinha para evitar o peso dos livros?
O ideal é que a criança não carregue uma mochila com mais que 10% do peso do corpo. Se a escola exige um numero de livros necessários em determinado dia, o ideal é que as salas de aula proporcionem armários para que as crianças guardem parte do material, evitando transporte de peso em excesso desnecessariamente. Mochila de rodinha é uma boa opção. 

Com essa geração de Ipads e Tablets as crianças já não sentam à mesa como no caso dos computadores. Como corrigir a má postura nesses casos?
Os pais devem corrigir e orientar os filhos quanto a má postura nessa nova era digital.

Qual a importância dos exercícios físicos para prevenção da má postura em crianças e adolescentes? E quais são as atividades aconselháveis?
Os exercícios físicos são muito importantes para o fortalecimento muscular da coluna, com consequente melhora da postura. Os exercícios mais indicados são natação e pilates.

Dr Juliano Paradela do Carmo é ortopedista e traumatologista e atende na Clínica Ortotrauma.


Agradeço ao Dr Juliano pelo tempo destinado ao blog.





Você poderá gostar também de

0 comentários

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens Populares

Like us on Facebook

Flickr Images