Substituindo mamadeira por copo.

10:32:00



Confesso que tenho muita pena de tirar a mamadeira da minha filha de 3 aninhos. 

Muitos pediatras são contra a criança usar a mamadeira após os 2 anos de idade. Alguns são mais radicais e pedem para a mãe excluí-la aos 8, 9 meses de vida.

Acredito que a chupeta seja mais prejudicial pelo fato da criança ficar mais tempo com o bico na boca.

Enumerei algumas considerações importantes que pesquisei na internet e que pode facilitar a retira da mamadeira:

- Deixe a mamadeira apenas para o leite puro, e estabeleça para o seu filho a regra de que todos os outros tipos de líquido (suco, água, chá, leite com sabor) têm de ser tomados no copo.
- Experimente garrafinhas esportivas. Existem até versões de alumínio que mantêm os líquidos sempre frescos.
- Faça experiências com vários tipos e marcas de copos, até achar aquele de que seu filho mais gosta. Vale até levá-lo ao supermercado ou à loja para escolher um - talvez ele fique mais entusiasmado.
- Molhe o bico do copo com o líquido para que a criança sinta o gosto e perceba que ele está ali.
- Use o copinho na frente do seu filho para dar o exemplo, e incentive-o a copiá-la.
- Se seu filho está relutando em usar o copinho de treinamento, procure um que tenha o bico mais macio. Quando ele se acostumar a esse, você pode passar para os tradicionais.

Mas e no meu caso? Minha caçula ainda mama pra dormir.  

Não acredito que o uso de 1 mamadeira por dia (que é o que acontece por aqui) vá atrapalhar a fala ou os dentes de uma criança.

Só mudando de assunto rapidinho: Meu medo sempre foi da criança não querer mais tomar leite após essa transição mamadeira x copo. Considero o leite importante para o desenvolvimento infantil, até porque aqui em casa eu não consigo substituí-lo por folhas (que são mais ricas em ferro). Minhas filhas não comem folhas. Aliás minha mãe nunca me obrigou a comer folhas e não é por isso que eu não coma hoje em dia. 

Resumindo: Você pode seguir as dicas enumeradas acima ou seguir o seu instinto. Cada mãe sabe o jeito certo de criar seu filho. E isso não tem receita.






Você poderá gostar também de

0 comentários

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens Populares

Like us on Facebook

Flickr Images