Evitando o extravio da sua mala
09:42:00
Fiz essa postagem para alertar quanto ao extravio de malas
nos aeroportos.
É algo muito comum, inclusive tenho alguns amigos que
perderam a mala literalmente. Até hoje não localizaram e acabaram sendo reembolsados pelo valor mínimo, pois as companhias aéreas fazem, com muito custo, o
ressarcimento em dinheiro quando sua mala é perdida, mas não pense que ela vai
pagar milhares de reais pelo seu laptop que estava lá. Fora o valor
sentimental de determinados objetos, neh!
Por duas vezes tive minha bagagem extraviada. Na primeira
vez eu estava em Dallas e minha mala não chegou junto comigo. Tive que esperar
no aeroporto por um outro voo que vinha do Brasil, e que trouxe minha mala.
E um outro momento minha mala também não chegou comigo e só
conseguiram localizá-la 3 dias depois. Mas entregaram em minha casa.
1- Não leve objetos de muito valor na mala que será
despachada. Jóias, dinheiro e eletrônicos (laptops nunca!) devem ser levados na
sua bagagem de mão.
2- Fotografe sua mala dentro e fora. As fotos internas
comprovam o que você levava nela na hora de pedir o ressarcimento, e as fotos
do exterior da mala ajudam a companhia aérea a localizar a mala extraviada ou
perdida.
3- Identifique sua mala. Usar fitas coloridas, tags identificadores, e os seus dados por
escrito (endereço, telefone).
4- Em relação à companhia aérea, prestar atenção no check in
é crucial. Boa parte dos extravios acontecem por erros nas etiquetas de
bagagem coladas pelo atendente na hora que você entrega a mala a ele.
Especialmente se você for fazer um vôo com conexão, certifique-se com o
atendente e veja se a etiqueta indica seu destino final.
5- Lembre-se de sempre retirar etiquetas
antigas para evitar confusão por parte dos funcionários que manuseiam a
mala.
6- No desembarque, tente não demorar para chegar até a
esteira. Oportunistas prestam atenção em malas que
ficam “esquecidas” na esteira e podem levar fingindo que são suas, já
que quase nenhum aeroporto confere a etiqueta no desembarque.
7- Quando pegar sua mala, veja se o lacre/cadeado foi
violado, e se a mala é mesmo sua. Caso algo tenha acontecido, já abra e confira
a mala ali mesmo para poder efetuar sua reclamação na hora com o atendente do
“Bagage Claim”.
8- Se algo estiver errado com sua mala não
saia do desembarque. Você precisa fazer a reclamação ali mesmo no “Bagage
Claim” e já sair de lá com um número, o PIR, que vai ser seu
principal aliado nessa busca.Todas as companhias e aeroportos utilizam esse
código para fazer o rastreamento da bagagem.
9- Não se esqueça de guardar todos os recibos de coisas que você teve que comprar porque estava sem mala, e de mostrar as fotos das coisas que você tinha na bagagem para comprovar alguns valores.
10- Se passarem 30 dias do dia em que você fez a reclamação
e a sua mala não chegar, você tem direito ao reembolso. Daí vale verificar qual
o procedimento em cada companhia aérea. Ainda assim, existe um valor máximo determinado por lei e,
infelizmente, ele nunca é suficiente pra cobrir os gastos do que você perdeu.
As dicas acima só ajudam a evitar que o pior aconteça e
estrague as suas férias.
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário!