Evitando o extravio da sua mala

09:42:00

Fiz essa postagem para alertar quanto ao extravio de malas nos aeroportos.

É algo muito comum, inclusive tenho alguns amigos que perderam a mala literalmente. Até hoje não localizaram e acabaram sendo reembolsados pelo valor mínimo, pois as companhias aéreas fazem, com muito custo, o ressarcimento em dinheiro quando sua mala é perdida, mas não pense que ela vai pagar milhares de reais pelo seu laptop que estava lá. Fora o valor sentimental de determinados objetos, neh!

Por duas vezes tive minha bagagem extraviada. Na primeira vez eu estava em Dallas e minha mala não chegou junto comigo. Tive que esperar no aeroporto por um outro voo que vinha do Brasil, e que trouxe minha mala.

E um outro momento minha mala também não chegou comigo e só conseguiram localizá-la 3 dias depois. Mas entregaram em minha casa.

1- Não leve objetos de muito valor na mala que será despachada. Jóias, dinheiro e eletrônicos (laptops nunca!) devem ser levados na sua bagagem de mão.

2- Fotografe sua mala dentro e fora. As fotos internas comprovam o que você levava nela na hora de pedir o ressarcimento, e as fotos do exterior da mala ajudam a companhia aérea a localizar a mala extraviada ou perdida.

3- Identifique sua mala. Usar fitas coloridas, tags identificadores, e os seus dados por escrito (endereço, telefone).

4- Em relação à companhia aérea, prestar atenção no check in é crucial. Boa parte dos extravios acontecem por erros nas etiquetas de bagagem coladas pelo atendente na hora que você entrega a mala a ele. Especialmente se você for fazer um vôo com conexão, certifique-se com o atendente e veja se a etiqueta indica seu destino final.

5- Lembre-se de sempre retirar etiquetas antigas para evitar confusão por parte dos funcionários que manuseiam a mala.

6- No desembarque, tente não demorar para chegar até a esteira. Oportunistas prestam atenção em malas que ficam “esquecidas” na esteira e podem levar fingindo que são suas, já que quase nenhum aeroporto confere a etiqueta no desembarque.

7- Quando pegar sua mala, veja se o lacre/cadeado foi violado, e se a mala é mesmo sua. Caso algo tenha acontecido, já abra e confira a mala ali mesmo para poder efetuar sua reclamação na hora com o atendente do “Bagage Claim”.

8Se algo estiver errado com sua mala não saia do desembarque. Você precisa fazer a reclamação ali mesmo no “Bagage Claim” e já sair de lá com um número, o PIR, que vai ser seu principal aliado nessa busca.Todas as companhias e aeroportos utilizam esse código para fazer o rastreamento da bagagem. 

9- Não se esqueça de guardar todos os recibos de coisas que você teve que comprar porque estava sem mala, e de mostrar as fotos das coisas que você tinha na bagagem para comprovar alguns valores.

10- Se passarem 30 dias do dia em que você fez a reclamação e a sua mala não chegar, você tem direito ao reembolso. Daí vale verificar qual o procedimento em cada companhia aérea.  Ainda assim, existe um valor máximo determinado por lei e, infelizmente, ele nunca é suficiente pra cobrir os gastos do que você perdeu.


As dicas acima só ajudam a evitar que o pior aconteça e estrague as suas férias.



Você poderá gostar também de

0 comentários

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens Populares

Like us on Facebook

Flickr Images