Tartufos Italianos

15:00:00



Quero falar hoje sobre tartufos ou trufas.

As trufas são cogumelos raros que se escondem no subterrâneo, entre as raízes dos carvalhos. Elas podem ser negras ou brancas (o tipo mais raro).

As mais desejadas vem da Itália. (piscadinha... entenderam minha aflição em fazer esse post?)

Então como ir a Itália e não trazer uma mala abarrotada de produtos trufados?

Tô trufando tudo lá em casa. Tô jogando azeite trufado até no feijão! Brincadeira...

Mas voltando ao papo, as trufas in natura são raras aqui no Brasil, porque elas duram pouco tempo e precisam ser consumidas rapidamente. Na Itália eu também não consegui achar. 



Acabei trazendo as trufas de conserva. Não são iguais às trufas frescas, maiores, mais aromáticas e com textura mais firme. Mas foi a alternativa que tive. Também é possível encontrar trufas fatiadas conservadas em azeite. Ou manteiga e mel aromatizados com trufas. Ou patê de salsa trufada. Enfim. uma série de produtos com aquele aroma e sabor totalmente únicos e difíceis de serem descritos ou comparados a outros alimentos.

São infinitos os restaurantes italianos que fui e que serviam pratos com trufas.

E para acompanhar os pratos com trufas, recomendo um vinho Chardonnay para entradas e pratos mais leves, seguidos de ovos ou vegetais. Já no caso da trufa acompanhada de massa e carne, nada mais saboroso que um Barolo.

Pra quem quer um preparo com tartufo, recomendo o restaurante Don Lorenzoni Due, em Pedra Azul. Não é sempre que eles possuem esse prato, pois como disse, essa iguaria é sazonal. Mas o preparo deles é digno de qualquer cantina italiana.




Você poderá gostar também de

0 comentários

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens Populares

Like us on Facebook

Flickr Images